Série documental para televisão que investiga crimes e impactos ambientais no Brasil em 10 episódios.

É inspirada no estilo da investigação científica de crimes (CSI) e pautada em denúncias da população local, especialistas da área, organizações não governamentais e do Ministério Público.

No Brasil, como em outros locais do mundo, são raras as investigações que levam à identificação e ao reconhecimento dos verdadeiros autores que praticam grandes crimes e impactos socioambientais, principalmente quando existem indícios de envolvimento de grandes corporações ou de órgãos governamentais.

Provar casos de natureza ambiental muitas vezes é difícil devido às complexidades técnicas e legais. Neste cenário, surge a série “O Ambientalista”, que traz à tona vários crimes ambientais, alguns já com investigações oficiais em andamento.

A série será exibida no CINEBRASiL TV, o canal para filmes e séries nacionais independentes, no 184 da SKY e em diversas operadoras locais pelo Brasil.

Os casos

O projeto elencou alguns dos maiores conflitos socioambientais da atualidade, em cinco estados brasileiros e no Distrito Federal. Vão desde a contaminação de ar, água e solo; passam pelo desmatamento e uso indevido da terra; atividades econômicas que visam ao desenvolvimento do país, mas que são feitas desconsiderando comunidades e biodiversidade de seu entorno; além das inúmeras práticas insustentáveis para o meio ambiente e para a sociedade.

“O Ambientalista” busca mostrar os danos pelo olhar das pessoas afetadas e tenta ouvir todos os atores envolvidos nos casos. Busca ainda compreender os problemas e as razões para a ausência de soluções.

A série